Xô escorpião! Águas da Prata intensifica trabalhos contra aracnídeos

96
- Oferecimento -

O mutirão de combate aos escorpiões segue por toda a cidade. Colaboradores dos setores de Vigilância Epidemiológica, Saúde e Obras da prefeitura de Águas da Prata fazem uma verdadeira “caçada” aos aracnídeos. Os servidores passaram por um treinamento com especialista do Centro de Controle de Zoonozes de São João da Boa Vista visando o combate à proliferação de escorpiões.

a1d69580-5d28-44eb-bddf-03805e292a64
03642491-d863-4a63-afd0-e086db858eae

O trabalho segue ostensivo e é importante a participação da população pratense no sentido de prevenir o aparecimento dos bichos.

PROLIFERAÇÃO
O aparecimento de escorpiões nas residências aumenta muito nessa época, não só em Águas da Prata, como em diversas regiões quentes e úmidas do país nesta época do ano, pois esses aracnídeos buscam abrigo e lugar seco saindo de seus esconderijos em busca de refúgio, e é exatamente neste momento que eles aparecem dentro das casas.

CUIDADOS
Algumas espécies de escorpiões têm expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença deles dentro de casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos como vedar frestas, vãos, buracos e ralos, usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada. Também é importante não acumular restos de materiais de construção, que podem servir como abrigo para esses animais.

BARATAS
Como o escorpião alimenta-se de baratas, é bom evitar o surgimento do inseto, principalmente, mantendo o ambiente bem limpo. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral também são os locais prediletos dos escorpiões. A contratação de uma empresa especializada para a dedetização dos quintais e paredes é a forma mais correta de evitar a presença dos aracnídeos.

ATITUDES
Algumas atitudes simples podem evitar os riscos de uma picada como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar podem ajudar a diminuir os riscos da picada, que causa muita dor. Se for de um escorpião amarelo, imediatamente a pessoa deve ser levada até um posto de saúde ou hospital para conter o veneno e iniciar o tratamento.

- Fala São João -