Vigilância Ambiental ensina sobre dengue em escolas municipais

239
- Publicidade -
- Oferecimento -

A equipe da Vigilância Ambiental, em parceria com o Departamento de Educação, tem realizado visitas a escolas municipais para conscientizar crianças sobre os perigos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é parte da “Campanha de Combate ao Aedes aegypti”. Uma equipe permanente do setor está disponível para proferir palestras e realizar encontros educativos agendados pelo telefone: (19) 3631-6768.

“A gente queria deixar um convite para que empresas e instituições liguem na Vigilância Ambiental e nos chamem”, diz o chefe do setor, Marcelo Menato. “Esse é um ganho muito grande para São João da Boa Vista e a gente só vai conseguir enfrentar a doença se conseguirmos trabalhar a educação.

Visitas

 Diariamente, os agentes da Vigilância Ambiental visitam residências em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Eles sempre estão devidamente uniformizados e identificados com o crachá do Departamento Municipal de Saúde. “Às vezes tem algum foco que o morador esqueceu, não viu, e aí o agente vai lá e elimina o criadouro”, conta a agente Olenca Dutra.

Além das casas, o Setor de Vigilância Ambiental mantém um cadastro atualizado de empresas consideradas pontos estratégicos a serem verificados com regularidade. São espaços como borracharias e ferros-velhos, propícios para a proliferação do mosquito. “Pode ocorrer uma concentração de criadouros maiores, em termos de proporção, de encontros de larvas [do Aedes aegypti]”, explica o chefe de Serviços de Vetores e Zoonoses, Ricardo dos Santos.

Link para o vídeo: youtu.be/emKhdc_Dtjo
- Oferecimento -