Um dos grandes desafios da Saúde diz respeito ao tratamento de dependentes químicos. Visando estudar soluções para essas pessoas, a prefeita Teresinha recebeu os representantes do Instituto Bezerra de Menezes, de Espírito Santo do Pinhal, nesta segunda-feira (11).
A entidade é especializada no tratamento de pessoas acometidas pelo vício em álcool, drogas e psicóticos. A estrutura conta com médicos, enfermeiros, psicólogos e educadores físicos que se dedicam ao tratamento dos pacientes de toda a região, sendo que cerca de 20 sanjoanenses passam pelo Instituto todos os meses.
“Nossa equipe é composta por 240 profissionais e o Bezerra de Menezes tem 309 leitos. Os pacientes fazem cinco refeições por dia, participam de atividades supervisionadas e o hospital é setorizado, de acordo com a situação do paciente”, observou o administrador da entidade, Wellington Brunório. Ele veio ao gabinete da prefeita acompanhado do vice-presidente Delci Magalhães Poli e do conselheiro fiscal Paulo Godoi Bueno.
Para a prefeita Teresinha, São João deve incluir em seu orçamento mais investimentos para o Instituto Bezerra de Menezes: “O que eu sugiro são tratamentos mais extensos e aprofundados. Hoje, a maioria dos dependentes químicos acaba voltando ao sistema de saúde, por diversas vezes, com o mesmo problema. O correto, a meu ver, é investir com planejamento, em tratamentos de ao menos seis meses para que o paciente deixe o vício e, logo após, continue seu tratamento na unidade de saúde local. Desde já, vou pedir ao Departamento de Saúde um relatório de dependentes químicos sanjoanenses reincidentes nas internações para estabelecermos um melhor cuidado para com essas pessoas”, disse ela.