quarta-feira, janeiro 27, 2021

Secretário Estadual de turismo visita Aguaí e participa de reunião com o prefeito

Destaques

Diretor de esportes contata estúdios e academias para conscientização sobre Plano SP

O diretor de esportes da Prefeitura de São João da Boa Vista, Marcelo Siqueira, tem entrado em contato com...

Feira do Pratinha muda de endereço

O Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de São João da Boa Vista comunica que, a...

Teresinha é empossada como presidente da Junta Militar

Autoridades do Exército Brasileiro deram posse, na tarde de quarta-feira (20), à prefeita Teresinha como presidente da Junta de...
Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2011. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.
- Publicidade -



Assuntos relacionados ao desenvolvimento e turismo da cidade estiveram em pauta

O Secretário  Estadual de Turismo Fabrício Cobra Arbex, esteve o último sábado em Aguaí, em visita ao Prefeito Alexandre Araújo. Em pauta estiveram diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento e ao turismo local, como a efetivação de um trem turístico de passageiros,  resgatando assim as tradições ferroviárias de Aguaí.

A efetivação de um trem turístico de passageiros também possibilitaria um importante apoio ao comércio local, com a visita de turistas e criação de muitas oportunidades. O prédio da Estação Ferroviária já é considerado patrimônio histórico, tendo sido tombado, por lei municipal, no ano de 2001, pelo ex-prefeito José Maria Lobo. O núcleo urbano de Aguaí, anteriormente denominada Cascavel, teve suas origens devido à  Estação Ferroviária e ao ramal da estrada de ferro (Ramal de Caldas), entroncamento com ligação a importantes regiões do país.

O Secretário Fabrício Arbex manifestou total apoio ao projeto e às ações com vistas no desenvolvimento do turismo local.
O Prefeito Alexandre também mencionou que está em processo de formulação uma proposta de Plano Diretor de Turismo, que irá demonstrar e analisar as potencialidades turísticas de Aguaí, em diversas áreas, como: turismo de eventos, turismo rural, turismo esportivo, turismo gastronômico, entre outras.  Referido Plano Diretor (que está sendo trabalhado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) deverá ser debatido com a população, mediante audiência pública, e apresentado também ao Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), cujo anteprojeto de criação já está pronto e deverá ser encaminhado nos próximos dias para apreciação da Câmara Municipal.

O COMTUR é uma interface do poder público com a sociedade civil e com empreendedores locais, como comerciantes, empresários, artesãos, e todos os grupos interessados na área do turismo.

Recentemente o Prefeito Alexandre Araújo, em audiência com o Vice-Governador Márcio França, protocolizou pedido com relação à intenção  de Aguaí em integrar o rol de municípios de interesse turístico (MIT), do Estado de São Paulo.  Caso o município consiga a adesão, poderá inclusive receber recursos estaduais, mediante convênios,  para a implantação de melhorias, como ciclovias, sinalização turística, e obras diversas voltadas ao turismo e contemplando a comunidade.
A visita do secretário estadual de Turismo foi muito importante para a cidade, já que a área do turismo tem uma grande importância econômica, aquecendo o comércio e gerando muitos empregos em Aguaí.

Veja aqui mais notícias sobre Aguaí.

Fonte: Prefeitura municipal de Aguaí – SP

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Departamento de Segurança e Trânsito realiza cadastro de estacionamento gratuito aos idosos acima de 70 anos

Recentemente, a Câmara Municipal de São João da Boa Vista aprovou à Lei nº 4.757/2020, que trata da gratuidade...
- Publicidade -

Posts Relacionados

- Publicidade -