São João é uma das cidades mais eficientes no combate ao novo coronavírus no Estado

0
475

Balanço do governo estadual mostra município com 55% de isolamento social

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), citou em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, que São João da Boa Vista é um dos 20 municípios paulistas que mais respeitam o isolamento social para reduzir os riscos de contaminação do novo coronavírus (Covid-19).

A lista divulgada na sede do governo mostrou as cidades que estão cumprindo de forma exemplar as recomendações da Organização Mundial de Saúde. O balanço apontou que São João obteve 55% de isolamento social, com dados registrados até a última terça-feira, 14.

Os resultados foram fornecidos por um sistema inteligente que utiliza como parâmetro aparelhos celulares de quatro operadoras de telefonia, com índices de acerto de 95%.

No topo da classificação, entre 20 dos 645 municípios do Estado, São João atingiu o status após colocar em prática ações estratégicas de combate à doença.

As medidas, amparadas por Decretos Municipais, que determinaram a suspensão do atendimento presencial ao público em parte dos estabelecimentos comerciais e empresariais, acompanharam a decisão do governo de São Paulo.

Recomendações do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, vereadores, profissionais da saúde e outras autoridades locais para que as pessoas permanecessem em casa durante o período de quarentena contribuíram com o isolamento social.

“É um agradecimento as 20 cidades que mais respeitam o isolamento social aqui no Estado de São Paulo, de acordo com o nosso sistema inteligente de acompanhamento, que utiliza celulares e dá 95% de índice de acerto. Quero cumprimentar a população dessas 20 cidades, prefeitas, prefeitos, lideranças e sociedade civil que têm atendido a orientação médica e da [Organização Mundial da] Saúde para permanecerem em casa”, disse o governador.

Ações estratégicas
No início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura se posicionou rapidamente e definiu a formação de uma Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento da Covid-19. Desde então, diversas reuniões foram realizadas no Gabinete do Executivo.

Outra medida de segurança fundamental de prevenção foi a instalação do Hospital de Campanha ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Embora ainda não tenha sido utilizada, a estrutura está pronta e adequada para atender pacientes diagnosticados com a doença.