Sábado é Dia D contra o Sarampo em São João

269
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
- Publicidade -
- Oferecimento -

Nesta fase, prioridade da vacina é para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

As 13 Unidades de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista ficam abertas neste sábado, 19 de outubro, das 8h às 17h. O motivo é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Nesta fase da campanha, que teve início no último dia 7, a prioridade de atendimento é para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Até o momento, 139 carteiras foram avaliadas e 52 crianças imunizadas em São João.

Segundo a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Ludimila Barros Zan, como o Dia D incide no sábado, final de semana, a meta é vacinar o maior número de crianças possível.

“Só para ressaltar que não é uma campanha de dose extra. É uma campanha para avaliar a carteira e fazer a vacina que estiver faltando”, afirma.

Balanço do Departamento de Saúde aponta 21 casos notificados de sarampo em São João. Deste total, 14 são moradores da cidade, enquanto que 7 residem em outros municípios da região.

Casos positivos
A cidade registrou até agora 4 pacientes com sarampo (2 de São João e 2 de São Paulo).  Outras 10 pessoas que já fizeram o exame aguardam pelo diagnóstico.

“Não teve mais nenhum caso positivo. Todos que estão vindo [após análise no Instituto Adolfo Lutz, de Campinas] apresentaram resultados negativos”, reforça Ludimila.

Para controlar a situação, o Departamento de Saúde realizou procedimentos de varredura e bloqueio em regiões da cidade que tiveram casos suspeitos.

“O bloqueio a gente faz com os casos suspeitos que ainda não são confirmados, olhando a carteira de vacina. A varredura é feita num raio de cinco quarteirões da residência da pessoa suspeita. Isso ajudou bastante, melhorou a cobertura vacinal na cidade e chamou a atenção da população”, explica a chefe de Vigilância Epidemiológica.

Vacinação em adultos
A próxima fase da Campanha contra o Sarampo, direcionada a adultos com a carteira de vacinação desatualizada, começa em novembro. Desta forma, o Dia D, para o público-alvo de 20 a 29 anos, está programado para o final do mês, no sábado, dia 30 de novembro. Na oportunidade, todas as 13 Unidades de Saúde da Prefeitura de São João estarão abertas.

- Oferecimento -