domingo, janeiro 17, 2021

Prefeitura lança programa “Mãe Aguaiana”

Destaques

Munícipe apresenta projetos para pessoas com deficiência

Maria Helena Nora, ativista dos direitos das pessoas com deficiência, foi recebida pela prefeita Teresinha, na última semana. Ela...

São João da Boa Vista confirma mais duas mortes pela Covid-19 na cidade

O Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista confirmou, nesta terça-feira (12 de janeiro),...

Médico coordenador da UTI de Espírito Santo do Pinhal morre vítima da Covid-19: ‘Um herói’

Morreu na manhã desta quarta-feira (6), em Piracicaba (SP) o médico mogimiriano Luiz Fernando Zarpão, coordenador da UTI (Unidade...
Avatar
Rafael Arcurihttps://facebook.com/orafaelarcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2011. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.
- Publicidade -



O projeto feito pela Prefeitura de Aguaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Santa Casa de Misericórdia Carolina Malheiros, tem o propósito de investir na humanização e na qualidade de atendimento às mães, bebês e famílias aguaianas. O programa é voltado à saúde da mulher, e faz parte da linha de cuidado direcionada à gestante e puérpera, além de integrar programas federais já existentes aos trabalhos dos profissionais da saúde municipal.

O “Mãe Aguaiana” se divide em etapas, como o Sistema Bolsa Família na Saúde (para se ter uma busca ativa às gestantes em risco de vulnerabilidade) e direcioná-las a uma atenção mais completa nesta fase de vida; o Programa Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde para implementar uma rede de cuidados assegurando às mulheres o direito a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis; oferta de multiprofissionais da área da saúde em cuidados à mulher e criança.

Para identificar as participantes e incentivar as mamães durante este período de assistência, acolhimento e conhecimento tão importantes nesta fase de vida, o programa ainda tem como objetivo, fornecer o kit “Mãe Aguaiana” que conta com uma bolsa maternidade identificada da Prefeitura de Aguaí, contendo itens de higiene e enxoval aos primeiros dias de vida do bebê. (bolsas confeccionadas com material adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde, construída pelo trabalho de voluntárias do Fundo Social de Solidariedade de Aguaí, e os produtos doados pela Oficina do Bebê da Associação Espírita “Jesus e Fraternidade”).

Assim que identificada como gestante, a mulher será direcionada a fazer parte do programa “Mãe Aguaiana” e começará a ser encaminhada às consultas pré-natal, exames e grupos. A gestante que obtiver um total de 8 consultas pré-natais realizadas e 75% (6 reuniões com assuntos destinados ao período da gestação) de participação dos outros cursos concluídos, ganhará: um kit gestante do programa “Mãe Aguaiana” ao completar 37 semanas de gestação.

O Programa “Mãe Aguaiana está em fase final de treinamento aos profissionais da Saúde Básica e deverá entrar em vigor a partir de 1º de dezembro de 2020.

 

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Supermercado Fonseca vai gerar 200 empregos

Representantes do Supermercado Fonseca foram recebidos pela prefeita Teresinha, na tarde desta quinta-feira (14). A tônica do encontro foi...
- Publicidade -

Posts Relacionados

- Publicidade -