PREFEITURA DE ÁGUAS DA PRATA INTENSIFICA TRABALHO DE COMBATE Á ESCORPIÕES NA CIDADE

0
246

Colaboradores dos setores de Vigilância Epidemiológica, Saúde e Obras da prefeitura de Águas da Prata passaram por um treinamento com especialista do Centro de Controle de Zoonozes de São João da Boa Vista visando o combate à proliferação de escorpiões na cidade. 

Para a próxima semana, uma equipe da Vigilância Epidemiológica, Secretaria da Saúde e Secretaria de Obras de Águas da Prata deverá iniciar um trabalho de mutirão ostensivo de combate à escorpiões na cidade. O trabalho deverá ser realizado no período noturno seguindo protocolo e recomendações específicas para esse tipo de ação.

0f721012-627f-464b-a2c1-fab641d0ad7b
ebaa0a34-7095-4333-b442-745bd5a0322b
fdf4d9cb-c3d1-42d0-90bf-d2d2c65c2936

É importante lembrar que altas temperaturas da temporada e o período de chuvas, que, muitas vezes não refrescam o ambiente, ainda ajudam na proliferação de insetos dentro de casa. Os cuidados e a atenção devem ser redobrados nesta época para evitar riscos maiores para a saúde da família. 

PROLIFERAÇÃO
O aparecimento de escorpiões nas residências aumenta muito nessa época, não só em Águas da Prata, como em diversas regiões quentes e úmidas do país nesta época do ano, pois esses aracnídeos buscam abrigo e lugar seco saindo de seus esconderijos em busca de refúgio, e é exatamente neste momento que eles aparecem dentro das casas.

CUIDADOS
Algumas espécies de escorpiões têm expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença deles dentro de casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos como vedar frestas, vãos, buracos e ralos, usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada. Também é importante não acumular restos de materiais de construção, que podem servir como abrigo para esses animais.

BARATAS
Como o escorpião alimenta-se de baratas, é bom evitar o surgimento do inseto, principalmente, mantendo o ambiente bem limpo. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral também são os locais prediletos dos escorpiões. A contratação de uma empresa especializada para a dedetização dos quintais e paredes é a forma mais correta de evitar a presença dos aracnídeos.

ATITUDES
Algumas atitudes simples podem evitar os riscos de uma picada como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar podem ajudar a diminuir os riscos da picada, que causa muita dor. Se for de um escorpião amarelo, imediatamente a pessoa deve ser levada até um posto de saúde ou hospital para conter o veneno e iniciar o tratamento.