Praça Rui Barbosa segue em obras com o assentamento de pedras portuguesas

0
393
Oferecimento: Academia iFitiness

Piso ornamental do espaço público terá formato da bandeira estadual

Começou o assentamento de pedras portuguesas para a decoração da Praça Rui Barbosa, em frente à Estação das Artes João Roberto (Beto) Simões, no bairro Rosário, em São João da Boa Vista.

Produzidos nas cores preta e branca, os ornamentos terão o efeito da bandeira do Estado de São Paulo, segundo o projeto elaborado pelo Departamento de Gestão e Planejamento Urbano.

O cronograma de obras está no segundo mês – o prazo é de seis meses, conforme consta no contrato. Desde o início dos trabalhos, o espaço público já recebeu serviços de drenagem, preparação do solo e terraplanagem.

“Ela [a praça] entrou no serviço mais relevante da obra, que envolve o assentamento das pedras portuguesas e [a construção] das guias dos canteiros”, explica o engenheiro Júlio Luís de Almeida Lino, diretor municipal de Planejamento.

A arborização antiga foi mantida pela administração municipal numa área de 2.753 m². Ao público serão oferecidos bancos, gramado, bebedouros e rampas de acessibilidade.

Projeto da praça

O equipamento de lazer integra o sistema de revitalização da antiga Estação Ferroviária. Depois das obras de reforma, restauração e adaptação dos prédios, o local passou a ser chamado de “Estação das Artes”, com o oferecimento de diversas opções culturais gratuitas.

Para a conclusão do projeto, restava, então, a construção da Praça Rui Barbosa no terreno onde funcionou até 2018 a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Profº Carvalho Pinto.

Em decorrência da desativação da unidade escolar, para a execução do projeto, os alunos foram transferidos para a escola Luci Teixeira, na Vila Primeiro de Maio.

Mais de 50 praças públicas estão cadastradas em São João da Boa Vista, segundo o Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.