Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, Policiais Ambientais tentaram, sem sucesso, infelizmente, salvar uma onça parda que caiu numa armadilha.
O fato aconteceu na zona rural da cidade e atuaram na ocorrência o Sargento Dias e o Cabo Vanderlei. Assim que os Policiais Ambientais foram acionados teve início uma operação com o objetivo de socorrer o animal nativo da espécie “Puma Concolor”, também conhecido por “Onça Parda” e/ou “Sussuarana”. O animal foi capturado por uma armadilha de natureza letal, dotada de dispositivo de enforcamento.
A operação socorr/salvamento contou também com a participação de 4 veterinários especializados no manejo de animais dessa natureza, e foram empregados todos os meios disponíveis e necessários para salvar o animal, como manobras de reanimação cardiopulmonar. Infelizmente todo esforço não teve o êxito esperado e o pobre felino veio à óbito devido ao enforcamento da referida armadilha.
Como a ocorrência é considerada crime ambiental de autoria desconhecida, não restou aos Policiais Ambientais comunicar a ocorrência à Polícia Judiciária para a apuração/investigação da responsabilidade penal.
Ocorpo do animal foi levado para a Faculdade de Medicina Veterinária da Unifeob para os devidos estudos e por consequência para a preservação dessa importante espécie de felino pertencente a fauna nativa brasileira.