Paróquia Senhor Bom Jesus do DER comemora 20 anos

0
1259
Oferecimento: Academia iFitiness

Comunidade foi criada em 1999 por Dom Dadeus Grings

Histórico

A paróquia Senhor Bom Jesus foi criada constituída e instalada a priori como Paróquia São Paulo por decreto assinado pelo então Bispo Diocesano Dom Dadeus Grings em 25 de janeiro de 1999, desmembrando a base territorial do DER da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Sendo empossado como o primeiro pároco Pe. Luis Paulo Bizaia que em seguida foi substituído pelo Pe. Antônio Carlos da Costa que administrou a Paróquia por cerca de um ano (não chegou a ser nomeado pároco). Em 26 de novembro de 2001 é empossado o segundo pároco Pe. José Osvaldo de Araújo que deu início ao projeto de reforma e ampliação da Igreja Senhor Bom Jesus (atual Matriz). Em 12 de agosto de 2004, é ordenado diácono permanente da Paróquia o Sr. Rubens Ferreira da Silveira. Em 18 de maio do ano seguinte, a Paróquia recebe como vigário paroquial o Pe. Adriano Roberto da Silva que seria empossado em 18 de novembro como terceiro pároco. E em 1 de janeiro de 2006, a Paróquia recebe como novo vigário paroquial o Pe. Carlos Eduardo Correa.

Em 5 de agosto de 2007, a então Paróquia São Paulo passa a ser denominada Paróquia Senhor Bom Jesus ocasião em que foi celebrada a sagração da Igreja Matriz. A troca do padroeiro foi sugerida pelo Bispo Diocesano na ocasião Dom Davi Dias Pimentel; e assim o Padre Adriano convocou uma eleição para que os fiéis decidissem pela troca ou não do Santo da Paróquia. E na apuração dos votos foi contabilizada a preferencia de 93% dos fiéis pelo nome do Padroeiro Senhor Bom Jesus, pela identidade do bairro com o Santo e a Igreja em si.

A Paróquia também coordenou as comunidades urbanas e rurais da base territorial do Jardim Primavera (Nssa. Sra. das Dores), o Jardim dos Ypês (Sto. Expedito) e as regiões da vicinal Sto. Antônio do Jardim/Andradas até a criação da atual Paróquia Santo Expedito em março de 2011.

Na administração do Pe. Alex Fernando Carossi a Paróquia Senhor Bom Jesus também foi responsável pela Capela Nossa Senhora de Lurdes (Velório/ Santa Casa) de 2012 a 2017.
Atualmente a Paróquia coordena o Santuário Santa Rita de Cássia no Jardim Almeida elevada a este título em 22 de maio de 2008 (dia da Santa), por Dom Davi e Pe. Adriano, com missas aos domingos e quintas-feiras e todo dia 22/mês seguida de bençãos do mel e das rosas. E sua tradicional festa e novena faz parte do calendário católico do Município atraindo fiéis devotos de toda cidade, bem como da região.

O Padre que ganhou o caminhão da loteria.
Uma história curiosa e marcante na Paróquia, ocorreu em maio de 2000 com o Pe. Antônio Carlos da Costa.

Certo dia ele adquiriu uma cartela da extinta loteria PoupaGanha (o equivalente ao Hiper Saúde de hoje), por diversão, mas por acaso ele acertou a dezena da semana e faturou um caminhão da marca Scânia. Tal fato ganhou fama e comentários não só na cidade e região como no país inteiro.

Linha do Tempo e Padres:

. Pe. Luis Paulo Bizaia (1999-2000)
.
Pe. Antônio Carlos da Costa (2000-2001)
.
Pe. José Osvaldo de Araújo (2001-2005)
.
Pe. Adriano Roberto da Silva (2005-2011)/ Pe. Carlos Eduardo Correa – Vigário Paroquial (2006/2010)
.
Pe. Alex Fernando Carossi (2011-2017) 
.
Pe. João Betella Filho (Atualmente)

Vocacionados da Paróquia: 

. Pe. Anderson Ricardo Pereira (Aguaí)
. Diácono Permanente Sr. Rubens Ferreira da Silveira

Matéria: João dos Santos Neto
Foto: Rafael Arcuri