sexta-feira, janeiro 22, 2021

Orquestra Vereda Cultural encerra 2020 com clipe e apresentação

Destaques

Em São João da Boa Vista homem é preso com revolver calibre 38

Nesta terça-feira (19), próximo ao cemitério de São João da Boa Vista uma Equipe de Força Tática, durante ação...

São João da Boa Vista está pronta para receber vacinas da Covid-19

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista informa que sua equipe está totalmente preparada,...

Vistoria avaliou alternativas para trecho da Ciclovia entre São João da Boa Vista e Águas da Prata

A concessionária ferroviária VLI realizou uma visita técnica no trecho da malha ferroviária entre São João da Boa Vista...
Rafael Arcuri
Rafael Arcurihttps://facebook.com/orafaelarcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2011. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.
- Publicidade -



Mesmo com todas as dificuldades que 2020 apresentou para a classe artística – por conta da pandemia do novo Coronavírus -, a Orquestra de Câmara Vereda Cultural teve motivos de sobra para comemorar nos últimos dias do ano.

Na noite do dia 23 de dezembro, o grupo apresentou o Concerto de Natal, na Igreja Matriz de Águas da Prata-SP. Cerca de 70 pessoas (por conta do protocolo do Plano São Paulo) prestigiaram a apresentação de forma presencial, além de outras centenas através das redes sociais.

A iniciativa foi possível graças a Lei Aldir Blanc, verba destinada à classe artística pelo Governo Federal, repassada pelas prefeituras dos municípios. A Orquestra apresentou músicas tradicionais de Natal de diversos compositores, como Vivaldi, Corelli, Peter Warlock, entre outros.

A apresentação contou com a presença de músicos da região, com os instrumentos: violino, violoncelo, viola e contrabaixo, sob direção artística do maestro André Russo – formado aos 16 anos em Piano Erudito no Curso Técnico do Conservatório de Beethoven, em São Paulo-SP; bacharel em Regência pela FAAM; aperfeiçoado nas áreas de Regência Coral e Orquestral, além de cursos de Piano e Correpetição no Brasil, Alemanha e Áustria.

“Ficamos muito emocionados em realizar esta apresentação. Foram quase nove meses sem ensaios, com inúmeras dificuldades vivenciadas neste período. Ano que vem, esperamos compensar todo esse tempo parado com muitas ações para o público de toda a região”, declarou Russo.

GRAVAÇÃO DE CLIPE – Dias antes, a Orquestra de Câmara Vereda Cultural gravou um videoclipe na igreja Nossa Senhora das Dores, também em Águas da Prata, numa forma de divulgar o trabalho dos músicos. A música escolhida foi The Little Drummer Boy, da compositora Katherine Kennicott Davis. O videoclipe pode ser conferido no Facebook e Youtube da Vereda Cultural

“Desde a fundação, sempre foi nosso intuito nos apresentarmos em todas as igrejas e capelas da região. Com a impossibilidade de receber públicos nessa pandemia, gravamos o videoclipe para mostrar nosso trabalho, lembrando que a igreja sempre foi o berço da música clássica”, destaca Vanessa Hanhela, musicista e coordenadora geral da Associação Vereda Cultural.

PRÓXIMO ANO – Com as possíveis liberações dos protocolos do Plano São Paulo para os próximos dias, o ano de 2021 promete muitas novidades para a Orquestra e comunidade de forma geral.

Na possibilidade da volta as aulas de forma presencial, a Academia de Música Vereda Cultural inicia, no mês de março, as aulas de educação musical para crianças e adolescentes de São João da Boa Vista e Aguaí.

O projeto tem a aprovação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura – PROAC ICMS, com o apoio das prefeituras das duas cidades e patrocínio das empresas: Grings Alimentos Saudáveis, Têxtil São João, Flores On Line, Ibéria Embalagens/Ibero Transportes/Ibertrans, Liderkraft, Doces Mindy e Supermercado Marino.

“Com a Orquestra de Câmara Vereda Cultural como inspiradora, os estudantes da Academia de Música vislumbram futuras oportunidades profissionais. O ensino da música transforma realidades e abre novos horizontes para crianças e jovens”, reforça Vanessa.

Além das aulas, a Orquestra foi selecionada com um Edital de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 50 mil, para realizar apresentações de seu Concerto Didático – crianças de escolas das cidades participantes têm a oportunidade de visitar um teatro e prestigiar música clássica, muitas delas pela primeira vez na vida.

Outra novidade é a volta do projeto “As Quatro Estações”, de Vivaldi. Com o apoio das empresas Valmont e Curimbaba, a Orquestra realizará apresentações por cidades da região. A intenção é de que os Concertos também sejam transmitidos ao vivo pelas redes sociais.

VEREDA CULTURAL – A Orquestra de Câmara Vereda Cultural tem como missão difundir a música instrumental em cidades do interior através de concertos gratuitos e acessíveis, preservando o legado de grandes compositores. Desde 2015, a Orquestra é mantida pela Associação Vereda Cultural, sem fins lucrativos, através de patrocínios, doações e desenvolvimento de projetos por leis de incentivo à cultura.

Qualquer pessoa ou empresa pode colaborar com a Associação, tornando-se um agente transformador pela cultura. Para mais informações, acesse as redes sociais da Vereda Cultural (Facebook e Instagram), pelo site www.veredacultural.org, ou ainda pelo telefone (19) 98404-9412.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Policial Militar sofre tentativa de homicídio durante ocorrência em São João da Boa Vista

Na tarde do dia 16 de janeiro (sábado), uma equipe foi direcionada ao bairro Nova São João, em uma...
- Publicidade -

Posts Relacionados

- Publicidade -