Orquestra de Câmara Vereda Cultural apresenta espetáculo diferente no Teatro Municipal dia 4 de abril

106
- Oferecimento -
- Oferecimento -

A Orquestra de Câmara Vereda Cultural, antiga Stravaganzza, apresenta na tarde de quinta-feira, dia 4 de abril, às 15h, no Teatro Municipal de São João da Boa Vista, o “O Concerto Didático”, com entrada gratuita.

Sugerido para crianças, adolescentes e jovens estudantes da rede pública, o evento conta com apoio da Prefeitura. A realização é do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com base na Lei Estadual de Incentivo à Cultura — PROAC/ICMS.

Segundo a produção, a proposta do “Concerto Didático” é exibir obras de Mozart, Beethoven e Vivaldi, entre outros compositores eruditos, para difundir a música instrumental em cidades do interior.

Com formato de apresentação diferente, uma das novidades é a presença de um ator que se veste de Vivaldi para interagir com a plateia permitindo, desta forma, maior aproximação com a orquestra.

O repertório traz “Concerto para Cordas em Dó Menor”, de Vivaldi”; “Divertimento em Ré”, de Mozart; “Mourão”, de César Guerra Peixe; “Up Town Funk”, de Bruno Mars; Believer, de Imagine Dragons; e “A Bela e a Fera”.

A estrutura do concerto conta com 16 músicos de São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Tapiratiba, São José do Rio Pardo, Campinas, Engenheiro Coelho e Jaguariúna. No palco, eles são distribuídos em 7 violinos, 3 violas, 2 violoncelos, 1 contrabaixo, 1 teclado e 1 fagote, mais a regência do maestro.

Como o evento tem a proposta de contar um pouco da história de famosos compositores eruditos e fortalecer o interesse pela música instrumental, o Departamento de Educação definiu a participação de três Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) no evento.

O “Concerto Didático” conta com a participação, na plateia, de 50 alunos da EMEB José Inácio Diniz, 256 crianças da EMEB José Procópio do Amaral e 184 estudantes da EMEB João Baptista Scannapieco.

“É uma convidativa imersão ao mundo musical que contribui na formação do ouvinte, proporcionando e formando público para a música instrumental, preservando o legado de grandes compositores”, explica a coordenadora geral, Vanessa Hanhela.

A Orquestra

As atividades da Orquestra de Câmara Vereda Cultural começaram em 2004, quando ela ainda se chamava Stravaganzza, por meio de iniciativa do violinista sanjoanense Seir Piage.

Em 2015, a Stravaganzza passou a ser mantida pela Associação Vereda Cultural, por meio de patrocínios, doações e desenvolvimento de projetos via leis de incentivo à cultura. Desde então, se tornou de caráter profissional, tendo a oportunidade de remunerar os músicos.

Em 2019, com a mudança da direção artística, a orquestra incorporou o nome de Orquestra de Câmara Vereda Cultural. Desde então, o responsável é pianista paulistano André Russo, músico profissional formado pela Universidade Livre de Música e Conservatório Dramático Musical de São Paulo.

“No momento, o quadro de músicos já está completo, mas os requisitos para integrá-la são habilidade e profissionalismo no instrumento, além da prática de música de câmara”, conclui a coordenadora Vanessa.

Veja aqui mais notícias sobre São João da Boa Vista.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista – SP

- Oferecimento -