Operação Carnaval 2020 em São José do Rio Pardo

169
- Oferecimento -

Nota de Esclarecimento:

No período carnavalesco, momento de animação e alegria, a Polícia Militar se mobilizou com o objetivo de prevenir situações de risco aos foliões, sem prejuízo ao patrulhamento ostensivo e aos demais atendimentos do 190.

Neste ano, em todo o Estado de São Paulo, foi desencadeada operações “São Paulo Mais Seguro”, “Rodovia mais Segura”, e “Carnaval Mais Seguro”, a fim de aumentar a presença policial e garantir à população paulista e seus turistas maior sensação de segurança.

Para tanto, foi realizado um complexo planejamento conjunto com as autoridades locais e os promotores dos eventos.

Neste sentido, em São José do Rio Pardo, foi realizada uma reunião preparatória em 18 de fevereiro de 2020, presentes representantes da Polícia Militar, das Secretarias Municipais de Segurança, Trânsito, Turismo e Cultura, do Conselho Tutelar e dos Promotores dos eventos, com a elaboração de uma ata onde foram esclarecidas todas as obrigações e responsabilidades de cada parte.

Constavam da programação municipal comemorações carnavalescas na Associação Atlética Riopardense, e na “Feira da Terra”, as quais transcorreram sem nenhuma anormalidade ou quebra da ordem pública.

Entretanto, em razão da realização de um bloco carnavalesco, irregular, sem autorização prévia e sem planejamento que atendesse às normas de segurança, organizado e impulsionado por meio das redes sociais, acabou atraindo diversas pessoas para a Praça da Matriz, local onde o bloco terminaria as atividades e haveria a dispersão.

Neste diapasão, em 25 de fevereiro de 2020, após esta atividade, diversos veículos estacionaram em torno da praça supracitada e fizeram uso de som automotivo em altíssimo volume, ocasionando diversas ligações ao telefone de emergência 190, pela prática de perturbação do sossego público.

Em consequência, as patrulhas de serviço compareceram ao local e solicitaram verbal e educadamente que tal prática fosse interrompida, momento em que algumas pessoas insatisfeitas com a ação policial, agiram com hostilidade e arremessaram garrafas, pedras e outros objetos contra as esquipes policiais, atingindo e lesionando um dos militares.

Desta feita, os policiais ali presentes foram forçados a agir em defesa de sua integridade física, bem como reestabelecer a ordem pública, mediante o uso de munições químicas e uso de munições de elastômero, realizando a detenção de duas pessoas que incitaram a violência, desacataram a autoridade, perturbaram o sossego público e o trabalho, bem como praticaram direção perigosa e embriaguez ao volante.

A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança das pessoas e com a manutenção da ordem pública, continuando diuturnamente a serviço da população, mas lamenta que poucos indivíduos tenham manchado de forma irresponsável as comemorações do carnaval na cidade de São José do Rio Pardo/SP.

Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo.

São José do Rio Pardo, 27 de fevereiro de 2020.

24º BPMI/SP

- Fala São João -