Nós após o Covid-19

0
444
Oferecimento: Academia iFitiness

Uma certeza que podemos ter é que o mundo definitivamente não será mais o mesmo e essa transformação está se dando pelo grande choque social, psicológico e econômico que todos (o mundo inteiro) estamos passando.

Está sendo uma grande lição. Estamos vendo sociedades com brigas históricas se unindo conta um inimigo em comum, judeus e palestinos se uniram com políticas e campanhas de conscientização e com doações de materiais para higiene. 

No Brasil, passamos a valorizar mais a ciência e a saúde, pois hoje estamos nas mãos de outros países que possuem laboratórios mais profissionais, cientistas com maior espaço e capital para trabalhar. Deles dependemos de substâncias para medicamentos que estão sendo requisitadas pelo mundo inteiro.

Vamos dar mais valor também à indústria nacional. Sair da dependência de outro país para produzir de máscaras a respiradores, entre diversos outros insumos, deve ser um caminho sem volta. Lembrando que uma indústria nacional bem desenvolvida nos dá maior liberdade, forte poder de barganha, desenvolvimento e geração de uma quantidade massiva de empregos mais bem remunerados do que em outros setores.

Nossas relações pessoais também estão sofrendo grandes mudanças. Esse tempo que tivemos para estar mais próximos de nossa família fez voltar a valorização do núcleo familiar bem construído e de maior dedicação aos nossos filhos. Os modelos de relação da educação e de trabalho com a utilização maior de tecnologias, para otimizar nosso tempo perdido em deslocamento, sem dúvida nos tornará ainda mais produtivos.

E, por fim, destaco a imensa rede de solidariedade que se formou. Diversas pessoas se expondo para oferecer alimento aos mais vulneráveis. Outras fazendo vaquinhas para produção de materiais para hospitais. Empresas adaptando suas linhas de produção para produzir estes equipamentos.

De toda a crise temos que tirar o que aprendemos com ela, espero que essas lições realmente nos transformem e façam com que demos valor ao que realmente importa, família, educação, ajuda ao próximo e investimento em ciência e indústria nacional.




Texto de Carol Curimbaba.

Carol Curimbaba é administradora pela FGV, MBA na FIA e Babson e Empreendedora social. Seu contato por e-mail é contato@carolcurimbaba.com.br e pelas mídias sociais @carolcurimbaba