Missas não serão celebradas no cemitério municipal no dia de Finados

0
354
Oferecimento: Academia iFitiness

O cemitério municipal São João Batista ficará aberto das 6h às 17h, nos dias 1º e 2 de novembro – feriado de Finados. Este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, não há previsão de número de visitantes.

“Estamos solicitando aos cidadãos que evitem a visita nestes dias fazendo-as durante a semana para evitar aglomeração”, explica o coordenador do Setor de Serviços Funerários, Carlos Ignácio.

O cemitério São João Batista tem 11 mil sepulturas, que estão distribuídas em 37 quadras. Consultas também podem ser feitas pelo site da Prefeitura – www.saojoao.sp.gov.br – link Cidadão.

No feriado, segundo informa a coordenação, o acesso será permitido pelos dois portões localizados à rua da Saudade, na Vila Conrado.

Não haverá restrição para entrada no domingo e segunda-feira, no entanto, o uso de máscara será obrigatório. No local, funcionários da Prefeitura irão disponibilizar álcool em gel ao público para a higienização das mãos.

A administração do cemitério adianta que não será permitida a entrada de veículos nas dependências. Em respeito à decisão, a recomendação é para que pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção evitem visitar o cemitério no feriado.

Quanto aos serviços de pintura e manutenção nas sepulturas, os procedimentos estão liberados até terça-feira, dia 27. Já a lavagem dos túmulos poderá ser executada até a tarde de sábado, 31.

O Setor de Serviços Funerários ainda informa que não será celebrada nenhuma missa na capela do cemitério. Os atos religiosos têm previsão de acontecer em horários normais divulgados pelas devidas paróquias de São João.

Comércio de flores
Este ano, a Prefeitura de São João determinou que será permitido somente o comércio de flores (naturais e artificiais) e velas nas imediações do cemitério municipal São João Batista, nos dias 1º e 2 de novembro – feriado de Finados.

Segundo o Departamento de Obras e Serviços Públicos, por conta da pandemia, está proibida a comercialização de qualquer tipo de gênero alimentício.

Os interessados devem solicitar permissão no período 26 a 29 de outubro, na administração do cemitério, das 8h às 11h e das 13h às 16h.