Lançado em Águas da Prata o Projeto Conservador Rainha das Águas

0
383
Oferecimento: Academia iFitiness

Aconteceu na manhã desta sexta, 14, o lançamento do “Projeto Conservador Rainha da Águas”. O evento foi realizado na fazenda São Vicente e é inspirado em um trabalho já realizado com sucesso na cidade de Extrema/MG. O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Extrema, Paulo Henrique Pereira, também participou pontuando alguns aspectos do projeto naquela cidade mineira.

Apoio da Prefeitura
A prefeitura de Águas da Prata está participando da implantação do projeto na versão pratense. O prefeito Carlos Henrique Dezena e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcos Santos, também participaram do lançamento. O trabalho é desenvolvido em parceria com uma Organização Não Governamental, a TNC THE NATURE CONSERVANCY. 

Microbacia
A primeira intervenção do Projeto Conservador rainha da Águas está prevista para acontecer na microbacia do Rio da Prata, importante fonte de abastecimento público.

Intervenções
Diversas ações estão programadas. Nesta primeira etapa, o objetivo é contatar produtores rurais da região que tenham interesse em participar. Definidas as áreas, a próxima etapa é o plantio de mudas que serão monitoradas por um período de dois anos.

Paralelamente a esse acompanhamento, o projeto deve buscar parcerias com empresas para o financiamento do trabalho.

Avaliação
A prefeitura observa três quesitos para avaliar a qualidade do projeto e que possibilitam que o produtor receba 100% do valor destinado à propriedade:

1° Qualidade da Floresta
2° Qualidade do Saneamento Rural
3° Conservação de Solo

Pioneirismo no Estado
Águas da Prata é a 1° cidade do estado de São Paulo a promover a conservação das nascentes, seguindo os passos de Extrema (MG) que foi a 1° do Brasil. “Estamos no caminho certo e já tendo como modelo o trabalho de sucesso que é realizado em Extrema. Estamos muito empolgados”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Santos.