Governador inaugura Centro Dia do Idoso e Cidade das Artes neste domingo

0
663

Obras foram executadas por meio de parceria entre Prefeitura e governo estadual.

Na manhã deste domingo, 26 de janeiro, às 9h30, a Prefeitura de São João da Boa Vista e o Governo do Estado de São Paulo inauguram o Centro Dia do Idoso “Orlando Fanelli – Teté” e a Cidade das Artes: “Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia”, ambos instalados nos bairros Recanto das Águas e São Benedito.

O governador em exercício, Rodrigo Garcia, acompanhado de secretários estaduais, será recebido pelo prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e demais autoridades locais e regionais.

Consta no cronograma que o primeiro prédio a ser inaugurado é o Centro Dia do Idoso, localizado à rua João Boaventura, 50, no Jardim Recanto das Águas (próximo ao clube da Sabesp). Homenagens aos familiares de Teté, bem como exibições culturais estão previstas, segundo a organização.

Serviço de assistência social de média complexidade, o CDI já está em funcionamento e tem capacidade para atender 50 pessoas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

No prédio de 400 m², os idosos contam oficinas de artesanato, música, recreação e pintura, além de atividades físicas e sessões de fisioterapia. Banheiros adaptados, refeitório, aparelhos de pesagem, salas de convivência e enfermaria fazem parte da estrutura montada.

A proposta do serviço é atender idosos de ambos os sexos semi dependentes ou em situação de vulnerabilidade social, bem com apoiar famílias impossibilitadas de oferecer cuidados necessários que possam contribuir para autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Cidade das Artes
Após a entrega do Centro Dia do Idoso, autoridades municipais e estaduais convidam o público a se dirigir à Cidade das Artes: Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia. A inauguração acontece às 10h30.

A Cidade das Artes está situada à rua Santo Antonio, 632, bairro São Benedito (antigas instalações da Ceagesp). Na cerimônia, estão programadas as execuções dos hinos nacional e de São João, na interpretação da cantora Priscila Redher, acompanhada do músico Maurício.

O Projeto 1º Movimento, coordenado pelo maestro César Cunha, tem presença confirmada. Outra atração é uma exposição com 10 quadros produzidos pelo artista plástico Ronaldo Noronha.

Os galpões reformados e adaptados ocupam uma área de 4.296 m². As intervenções incluíram troca de telhados, restauração de portas e janelas, construção de banheiros acessíveis, depósitos e setor administrativo. A execução do empreendimento contou com a liberação de recursos do Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Uma das novidades é o novo teatro de 559, 00 m², com capacidade para 230 espectadores. Dedicado a espetáculos, shows musicais, palestras, entre outros eventos, a estrutura destaca palco, camarins, assentos confortáveis (serão instalados), coxia (lugar onde os artistas aguardam a entrada) e sala exclusiva para operação de som e iluminação.

Na Cidade das Artes já estão funcionando o Departamento de Cultura e a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair. Em breve, será liberada a Sala de Múltiplo Uso para ensaios, repartimentos para exposições e um cinema para 70 lugares.