Exposições de arte estão programadas para a 43ª Semana Guiomar Novaes

0
186
Oferecimento: Academia iFitiness

Eventos estão sendo definidos com apoio do Departamento Municipal de Cultura

Depois de confirmado o Concurso Virtual de Piano dentro da programação da 43ª Semana Guiomar Novaes, que ocorre de 24 a 31 de outubro, em São João da Boa Vista, a organização do evento está preparando duas exposições de arte – fotos, quadros e esculturas – com visitação presencial e online.

Seguindo a todos os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, a exposição presencial, intitulada “Reviver”, está prevista para ser realizada na Cidade das Artes: Parque Urbano Municipal “Espaço Jovem Osmar Garcia”, localizada à rua Santo Antonio, 632 – bairro São Benedito (antiga Ceagesp).

Com apoio do Departamento de Cultura, no galpão específico de exposições, estão sendo montados painéis para que o artista plástico José Marcondes possa exibir uma seleção de 90 obras, entre quadros e esculturas, que expressam paisagens do campo e aspectos marinhos.

O artista sanjoanense, de 82 anos, é autor de mais de três mil obras de arte, tendo algumas delas premiadas em renomados salões do Brasil. Influenciado pelo neoimpressionismo – movimento artístico elaborado pelo francês Félix Féneon –, Marcondes é muito ligado ao paisagismo.

Inserido na Semana Guiomar Novaes, programação que homenageia a ilustre filha da cidade, Marcondes é grato ao convite e avisa que a curadoria será de sua esposa, a professora Maria Célia de Campos Marcondes, membro da Academia de Letras de São João.

“Pensamos numa exposição de cunho cultural, sem comércio, para passarmos aos alunos do que se trata cada tipo de obra. O que é uma obra clássica, obra moderna, impressionismo, abstracionismo, escultura, enfim”, finaliza Marcondes.

Exposição online

Outra atração que deve fazer parte da 43ª Semana Guiomar Novaes é a 1ª Mostra “São João, Cidade das Artes”, que está sendo organizada de forma online pelo artista plástico Agnaldo Manochio. A proposta é reunir um time de artistas sanjoanenses nas categorias de desenho, pintura, escultura e fotografia.

Curador da mostra, Manochio afirma que um site será lançado, provavelmente no dia 23 de outubro, para que o público de diversas localidades tenha a oportunidade de prestigiar os trabalhos sem precisar sair de casa.

“Uma mostra de Artes Plásticas trazendo os artistas sanjoanenses em atividade, com o objetivo de recuperar o protagonismo de São João como seleiro de artistas, como já foi em um passado não muito remoto, quando a cidade fervilhava em movimentos artísticos e era referência para as outras cidades da região”, define o curador.

A Semana

A 43ª Semana Guiomar Novaes acontece este ano de 24 a 31 de outubro, em parceria que envolve Prefeitura de São João da Boa Vista, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e Associação Paulista dos Amigos da Arte (Amigos da Arte).

Por enquanto, a principal novidade é o Concurso Virtual de Piano, dedicado a premiar pianistas do Estado de São Paulo. Segundo o diretor municipal de Cultura, Hélio Corrêa Fonseca Filho, outras atrações podem surgir, dependendo da classificação do Plano São Paulo, que prevê a retomada de atividades econômicas de forma segura no sentido de prevenção ao novo coronavírus.

“A programação ainda não está fechada. Estamos em contato diário com a Associação Paulista dos Amigos da Arte e no início de outubro divulgaremos a programação completa, que está sendo preparada com muita atenção e dedicação”, destaca o diretor.

Realizado desde 1977, em São João, o evento presta homenagem à pianista Guiomar Novaes, nascida no município e reconhecida internacionalmente pelo seu virtuosismo.