Pacientes oncológicos em tratamento pós-cirúrgico ganham qualidade de vida
Entusiasmados com os progressos obtidos com as consultas virtuais, os alunos bolsistas do programa de Iniciação Científica e os estagiários do 9º. ano do curso de Fisioterapia abriram mão das férias de julho para não interromper novamente o trabalho que realizam com as pacientes em atendimento pós-cirúrgico de câncer de mama.
A primeira interrupção veio bruscamente, com a imposição do isolamento social em função da Covid-19. De início, a situação inesperada fez com que as pacientes recorressem ao grupo formado no whatsapp para pedir orientações, mas com o aumento da demanda esta forma foi se mostrando inviável. “Temos um grande número de mulheres que são beneficiadas pelo trabalho de pilates para pacientes oncológicos, que é parte de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ”, explica a Profa. Dra. Laura Resende, supervisora do Estágio de Fisioterapia em Oncologia da Clínica da UNIFAE. “Consultei então, a coordenadora do curso sobre a possibilidade de apresentar um projeto para teleconsulta. Com a aprovação da Profa. Anita, criamos um grupo no Instagram e a Agência Jr. da UNIFAE criou a arte para divulgação. Iniciamos em maio e, no momento, estamos atendendo cerca de dez pacientes, algumas duas vezes por semana”.
Um dos problemas que causa grande desconforto no pós-operatório do câncer de mama é o inchaço dos braços e, sabendo disso, a equipe da Clínica também criou um folheto com orientações para que as mulheres pudessem fazer os exercícios em casa. “Percebemos que a proposta não foi tão interessante quanto disponibilizar alguém para orientar os exercícios e acompanhar junto com elas. De início, até tivemos receio de que também esta forma não pudesse ajudá-las efetivamente, mas fomos percebendo os resultados e isto nos entusiasmou demais. É muito gratificante ver a evolução do paciente. Significa muito para toda a equipe envolvida perceber que realmente podemos mudar a qualidade de vida das pessoas.”
A experiência do atendimento remoto mostrou que esta é uma forma de também poder ajudar aqueles que, por diversas razões, não podem se deslocar até a Clínica de Fisioterapia. “Já estamos pensando que, em casos como estes, talvez a gente possa continuar fazendo estas consultas online e ajudar ainda mais gente.”, finaliza Laura.
Vale lembrar que este é um projeto gratuito e aberto à comunidade. As pessoas interessadas podem agendar o atendimento pelo direct@fisioemonco.unifae.cnpq ou ligar para (19) 3631-4725.