Engenharia Mecânica da UNIFAE recebe Prêmio de Iniciação Científica

0
159
Oferecimento: Academia iFitiness

Parte importante do desenvolvimento da Instituição, a UNIFAE vem incentivando a produção científica tanto dos professores quanto dos alunos, e tem visto o crescimento acelerado desta participação, que vem sendo reconhecida com publicações e prêmios.

A mais recente conquista é do curso de Engenharia Mecânica, inscrito no projeto SAE Aerodesign, com um trabalho de autoria do aluno Gabriel Floriano, capitão da equipe Falcons. “Desenvolvimento e Análise de um Aerodesign Rádio Controlado” conquistou o segundo lugar na categoria PAIC/sem bolsa 2019-2020.

O projeto, lançado aos estudantes com o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, é uma importante oportunidade para aprimorar conhecimentos e conceitos.

“Foram desenvolvidas e estudadas áreas como aerodinâmica, desempenho, estrutura, estabilidade e controle, projeto elétrico, desenho e montagem”, explica o Prof. Dr. Vinicius Santos de Andrade.

“Fiz a pesquisa junto com a equipe Falcons e desenvolvemos o protótipo de uma aeronave com cálculos reais, dotada das mesmas características de uma aeronave de porte maior”.

A ideia de montar um avião em miniatura veio dos alunos, e está sendo estruturada desde 2013, com a participação de diversas equipes que acompanham os regulamentos para participar das competições:

“Além de desenvolver os embasamentos teóricos em classe, usamos o projeto do Aerodesign para poder aplicá-los na prática. Como gerente do projeto, pude desenvolver uma série de habilidades que vão me ajudar muito na carreira profissional”, conta Gabriel Floriano.

O professor destaca que o foco não é só a competição, mas a aprendizagem: “Elaboramos o projeto e dividimos em setores como, por exemplo, aerodinâmica, elétrica e estrutura. Em seguida, selecionamos as áreas em que um determinado grupo de alunos vai se aprofundar, depois fazemos seminários nos quais cada grupo explica para o outro o que está fazendo. No final, todos aprendem sobre as diversas áreas de estudo. Os projetos e cálculos que os alunos realizam, desde as análises até a parte computacional, são processos que acontecem numa empresa de aeronaves. Esta experiência faz com que ganhem uma bagagem enorme para o mercado de trabalho”.