Educação elabora novo formato de apresentações no Dia da Pátria

0
720
Oferecimento: Academia iFitiness

Desta vez, não haverá desfile de escolas municipais na Avenida Dona Gertrudes

O Dia da Pátria, na próxima sexta-feira, 7 de setembro, será comemorado de forma diferente em São João da Boa Vista. O tradicional desfile cívico, com participação de escolas municipais, será substituído, desta vez, por apresentações cívicas especiais em frente à Escola Estadual Coronel Joaquim José.

A decisão, ao menos este ano, para o novo formato do evento, que celebra o Dia da Independência do Brasil, foi tomada pelo Departamento Municipal de Educação em comum acordo com pais de alunos, professores, vice-diretores, coordenadores e supervisores da rede municipal.

“O desfile foi alterado em virtude das dificuldades encontradas para levar alunos para desfilar. O desfile cai em uma sexta-feira e muitas crianças vão viajar com os pais. As diretoras das escolas estão tendo dificuldades em conseguir alunos para o desfile”, explica a diretora substituta do Departamento de Educação, Elenice Nogueira Gonçalves.

Com a mudança, as comemorações irão reunir as escolas estaduais Anésia Martins Mattos, Coronel Joaquim José, Cristiano Osório de Oliveira (Instituto), Professor Virgílio Marcondes de Castro, Teófilo Ribeiro de Andrade e Padre Josué Silveira de Mattos. Da rede municipal, apenas a EMEB José Peres Castelhano, com a fanfarra e corpo coreográfico, participa do evento.

As festividades cívicas começam às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e São João da Boa Vista. Na oportunidade, está programada a participação da Banda Dona Gabriela na execução dos hinos nacional e de São João.

O Tiro de Guerra (TG) 02/036, coordenado pelo 1º Sargento Cristiano Augusto Oliveira Carvalho, mais os grupos de escoteiros Marechal Rondon, Curupira e Rainha das Águas (Águas da Prata) descem a Avenida Dona Gertrudes, a partir da rotatória que dá acesso à rua Floriano Peixoto.

As apresentações de dança, em frente à escola Coronel Joaquim José, começam às 9h. Segundo a diretora substituta do Departamento de Educação, Elenice Nogueira Gonçalves, a estimativa é de que o evento reúna cerca de 300 alunos.

Altar da Pátria

Desde sábado, 1º, a Prefeitura (Departamento de Educação), Tiro de Guerra e Lions Clube realizam a 52ª Semana da Pátria. O tradicional evento cívico com a participação de escolas municipais acontece até o dia 7, Dia da Independência, sempre às 8h, em frente à Escola Coronel Joaquim José, Centro de São João da Boa Vista.

“Todos os dias, temos uma média de 150 alunos, mais os clubes de serviços da cidade, diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores de escola, além de duas classes da Escola Joaquim José, que descem para fazer parte da solenidade”, explica Elenice Nogueira, diretora substituta do Departamento Municipal de Educação.

Programação

Terça-feira, 4 de setembro, às 8h

Apresentação das escolas municipais Germano Cassiolato, Pedro Vaz de Lima e Nicola Dotta. Hasteamento coordenado pela Delegacia Seccional de Polícia, Unifae, Unifeob, Ipesp, UAB e IFSP.

Quarta-feira, 5 de setembro, às 8h

Escolas municipais João Baptista Scannapieco, Adélia Adib Nagib, Antônio dos Santos Cabral. Hasteamento executado pela Polícia Militar, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Quinta-feira, 6 de setembro, às 8h

Escolas municipais Maria Leonor Alvarez e Silva, José Inácio Diniz, Genoefa Pan Bernardo. Hasteamento coordenado pela Prefeitura de São João da Boa Vista, Lions Club e Tiro de Guerra.

Veja aqui mais notícias sobre São João da Boa Vista.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista – SP