Divulgado balanço de testagem para grupos prioritários de assintomáticos para Covid-19

0
107
Oferecimento: Academia iFitiness

O serviço de testagem em massa para Covid-19, coordenado pelo Departamento de Saúde de São João da Boa Vista, voltado ao atendimento de grupos prioritários com maior exposição e potencial ao contágio da doença provocada pelo novo coronavírus apresentou balanço de 1.746 testes realizados, com um total de 11 casos positivos.

A ação, realizada desde julho, testou profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social e Engenharia da Prefeitura, cemitério, ambulatório médico da Unifae, SAMU, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, instituições de idosos e crianças, clínica Clinion (Oncologia, Residências Inclusivas) e polícias científica e civil.

Segundo Ludimila Barros Zan, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, o baixo contágio é uma demonstração de que o trabalho de prevenção foi realizado de maneira adequada.

“Ações foram desenvolvidas por enfermeiros responsáveis técnicos, em conjunto com a equipe da Vigilância Sanitária, enfermeiros chefes e responsáveis das unidades de saúde do município, que conscientizaram e treinaram os colaboradores, servidores públicos, além dos funcionários externos de diversas instituições, sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), paramentação e desparamentação destes equipamentos”, afirma.

Com eficiência e transparência, a Prefeitura de São João cumpriu os protocolos elaborados pelo Ministério da Saúde e, por diversas vezes, realizou outras ações extras como, por exemplo, aquisição de testes para detecção da Covid-19.

A ampliação englobou testagem para diversos segmentos, tanto assintomáticos quanto sintomáticos, que seguem outras diretrizes, pois são notificados e constam nos dados dos boletins diários de imprensa e boletins epidemiológicos divulgados semanalmente.