Dia 2 de abril, Dia Mundial da Consciência do Autismo

3041
- Publicidade -
O autismo é um transtorno do desenvolvimento; estima-se que atinja pelo menos dois milhões de brasileiros. O desenvolvimento é atípico, assim como o processamento das informações, com alterações sensoriais, como dificuldade em suportar aglomerações ou barulhos e na interação social.
Se o comportamento de uma pessoa com autismo lhe causar estranheza, saiba que não é birra ou falta de educação, vontade de chamar a atenção, falta de carinho ou frieza da mãe: o autismo é orgânico, embora os cientistas ainda não possam definir sua(s) causa(s). Cada pessoa com autismo é única: muitos podem ter uma dificuldade enorme para aprender, enquanto outros tem inteligência acima da média.
A inclusão social da pessoa com autismo e sua família depende também de sua atitude: não há rampas, óculos, linguagem especial que possam fazer isso de forma mágica. Precisamos entender que todos somos diferentes, e que ao respeitar essas diferenças, teremos um mundo melhor.
Diferente é o mundo que queremos!
Criado pela ONU, o 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo para que as cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo possam viver sem o olhar constante do preconceito por falta de informação.
- Oferecimento -