Desfile de aniversário de São João deve reunir mais de 2 mil participantes

269
- Publicidade -
- Oferecimento -

Novidade deste ano é a fanfarra da Escola Noraide Mariano de Porto Ferreira (SP)

O desfile cívico para comemorar o aniversário de 198 anos de São João da Boa Vista acontece na segunda-feira, 24 de junho, às 9h, na Avenida Dona Gertrudes.
Segundo o Departamento de Educação, responsável pela organização do desfile, a via pública mais conhecida da cidade deve reunir mais de 2 mil participantes, entre alunos de escolas municipais, atletas do Departamento de Esportes, autoridades civis e militares, ongs, clubes de serviço e fanfarra da Escola Noraide Mariano, de Porto Ferreira.
Neste ano, o projeto “Viver e ser Feliz” vem como destaque.
Instituída na rede municipal, em 2015, a iniciativa trabalha na prevenção ao uso de drogas, fortalecimento da autoestima, combate à violência, entre outras ações ministradas em sala de aula.
Antes do desfile, às 8h, a programação reserva o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, em frente à Escola Joaquim José, sob o comando do 1º sargento André Kondo, chefe de instrução do Tiro de Guerra (02/036).
A execução dos hinos nacional e de São João fica a cargo da Banda Dona Gabriela.
Assim que hasteadas as bandeiras, o desfile começa na Avenida Dona Gertrudes com a presença de 50 atiradores do TG.
Em seguida, com as sirenes ligadas, passam os carros do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI).
Desta vez, a Polícia Militar desfila acompanhada de um grupo de alunos do 5º ano, recém-formados pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).
Na sequência, o público assiste ao desfile da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, grupos de escoteiros Marechal Rondon, Curupira e Rainha das Águas (Águas da Prata), bem como o Clube de Desbravadores e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Logo depois, tem a participação da fanfarra coordenada pelo professor Marcos Simioni, formada por 80 alunos das EMEBs José Peres Castelhano, Antonio dos Santos Cabral e Sarah Salomão
Tema do desfile, o projeto “Viver e Ser Feliz” entra em cena na sequência com a EMEB João Baptista Scannapieco apresentando cartazes sobre como o bullying pode ser evitado no ambiente escolar.
As EMEBs Genoefa Pan Bernardo, Nicola Dotta, Pedro Vaz de Lima e José Ignácio Diniz exibem frases de alerta aos prejuízos causados pelo uso de drogas lícitas.
Alunos das EMEBs Maria Leonor Alvarez e Silva e José Procópio do Amaral reforçam o desenvolvimento da independência e autoestima.
Prevenção de acidentes na escola e na vida, simbolizando um ambiente saudável, é a mensagem preparada pelas EMEBs Luiza de Lima Teixeira e José Peres Castelhano.
Já as escolas Adélia Jorge Adib Nagib e Sarah Salomão mostram cartazes sobre o desenvolvimento mútuo, enquanto que as EMEBs Antonio dos Santos Cabral e Professor Germano Cassiolato priorizam a importância de práticas esportivas e artísticas.
O desfile ainda reúne representantes da Escola de Pais do Brasil, instituição integrada por pessoas da comunidade com interesse em promover a união e aproximação da família e escola.
Membros do Centro de Integração do Idoso, supervisionados pelo Departamento de Assistência Social, entram na Avenida para reforçar o que a Prefeitura realiza na cidade.
O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD) também confirmou presença ao evento.
A novidade deste ano é a fanfarra da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Noraide Mariano”, de Porto Ferreira (SP). Dirigida pelo professor Mário Sérgio Nahum Jr., os músicos trazem a São João canções conhecidas do público.
Alunos de variadas idades frequentadores de escolinhas e programas de incentivo à qualidade de vida, coordenados pelo Departamento Municipal de Esportes também desfilam no aniversário de São João.
A Academia Fei-Long fecha o desfile com uma série de demonstrações de artes marciais.

Veja aqui mais notícias sobre São João da Boa Vista.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista – SP

- Oferecimento -