Cantora Angela Ro Ro abre a 42ª Semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista

138
- Publicidade -
- Oferecimento -

Evento com apoio da Prefeitura reúne diversas atrações gratuitas em diferentes locais da cidade

Eternizadas na história da MPB, as canções “Amor, Meu Grande Amor” e “Só Nos Resta Viver”, de autoria da cantora Angela Ro Ro, estão no repertório da compositora carioca para o show de sábado, 21 de setembro, às 21h, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, no início da 42ª Semana Guiomar Novaes.  

Antes do show, às 20h45, acontece a solenidade de abertura do evento com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e representantes da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. 

Realizada em São João, desde 1977, a Semana Guiomar Novaes é uma forma de homenagem à ilustre pianista sanjoanense. Para organizar o evento, o governo estadual fica com a responsabilidade de contratação dos artistas, enquanto que o apoio da Prefeitura consiste em providenciar toda a parte de infraestrutura. 

A programação, que se estende até domingo, 29 de setembro, é desenvolvida pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Nesta edição, o cronograma inclui exibições gratuitas de dança, concertos, corais, orquestras, ópera e teatro em diversas regiões da cidade.  

Principal novidade, desta vez, Angela Ro Ro traz a São João os maiores sucessos ao longo de 40 anos de carreira. Voz inconfundível, personalidade forte e bom humor são marcas da artista. Fãs, admiradores e público da nova geração estão convidados a prestigiar a artista.  

“Após diversas reuniões, chegamos a um consenso com uma programação que deve agradar toda a população sanjoanense e da região. Eventos variados com duas Orquestras, uma peça de teatro adulto, uma noite de tango, evento infantil no galpão da feira livre, duas igrejas recebendo nossa programação, show com a cantora Angela Ro Ro, na abertura, e uma ópera completa pela primeira vez na Semana Guiomar Novaes. Tudo feito para atender e agradar ao público”, afirma o diretor de Cultura, Hélio Corrêa Fonseca Filho. 

Programação
Na manhã de domingo, 22, às 10h, o destaque da programação é o quarteto de cordas Santa Marcelina. Na Paróquia São João Batista (Catedral), os músicos Alexandre Moura, David França, Letícia Camargo e Bianca Souza apresentam um repertório com obras originais e arranjadas de compositores brasileiros e estrangeiros. 

Às 10h30 e 16h30, o público tem o convite para assistir ao espetáculo infantil “Xinfrim”, encenado pela Companhia Pé de Cana, na Praça Coronel Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline). Baseado em experiências pessoais dos próprios atores, o espetáculo tem passagens por 13 estados brasileiros. 

Ainda no domingo, às 16h, o ex-ministro da Justiça José Gregori profere uma palestra no Teatro da Estação das Artes, sob a organização da Academia de Letras de São João.

Em seguida, às 17h, o sexteto de Cordas Santa Marcelina faz um show especial com clássicos eruditos e populares. 

Às 20h30, no Theatro Municipal, o cantor Rael, um dos principais nomes do rap nacional, interpreta clássicos de Vinícius de Moraes. “Tarde em Itapoã”, “Canto de Ossanha” e “O Morro Não Tem Vez” estão garantidas no repertório do artista paulistano.  

Na segunda-feira, 23, às 20h30, tem atração internacional na Semana Guiomar Novaes. O Trio Pipi Piazzola, com a participação do neto da lenda do tango, Astor Piazzola, se apresenta no Theatro Municipal com músicas originais e criativas. Daniel Balduini e Damian Fogiel integram o trio. 

Na terça-feira, 24, às 9h30 e 14h30, no galpão da feira livre (bairro São Benedito) acontece a exibição do espetáculo infantil “O Gato de Botas”, com encenação da Evoé Companhia de Teatro. 

Às 20h30, o Theatro Municipal recebe a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Pela primeira vez em São João, o cronograma destaca obras clássicas de Mozart e outros renomados compositores clássicos. A regência é do maestro Roberto Minczuk. 

Na quarta-feira, 25, o espetáculo “O Gato de Botas” volta a ser apresentado no galpão da feira livre em duas edições: 9h30 e 14h30. 

No período noturno, às 20h30, a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, com os 72 músicos, faz um show especial no Theatro Municipal, com a regência do maestro Agenor Ribeiro Netto. 

A programação de quinta-feira, 26, às 20h, destaca na Igreja São Cristóvão, bairro Vila Brasil, o Coral do Projeto Guri (polo de Santo Antonio de Posse), acompanhado do pianista Gustavo Mérida e alunos convidados. 

No mesmo horário, na Igreja Senhor Bom Jesus (bairro DER), o Concerto Popular SJBV, formado por alunos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme, faz uma exibição especial sob a coordenação do saxofonista e professor Henrique Borges. 

Na sexta-feira, 27, às 17h, o pianista e violonista João Pedro Costa Censoni participa do evento no Saguão do Theatro Municipal. Às 20h, é a vez do espetáculo “Romeu e Julieta 80!”. 

Na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline), o som musical é internacional com o trombonista e compositor Big James. Em São João, o músico promete uma mistura de funk, blues e soul, acompanhado da banda The Simi Brothers”. 

No sábado, 28, às 11h, o Studio Personal Dance Elaine Juliari, com a participação de 23 bailarinas, tem agenda no Theatro Municipal. A apresentação tem 60 minutos. 

Às 17h, no Saguão do Theatro Municipal, participam os músicos Laércio de Freitas (maestro) e Shen Ribeiro (flautista). 

Logo depois, às 20h30, a cantora e compositora Mara Nascimento se apresenta na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline). O show conta com músicas nos estilos MPB, soul e jazz. 

Às 21h30, quem sobe ao palco é o cantor e compositor americano Earl Thomas. Indicado ao Grammy, por duas vezes, Thomas é ligado ao blues e realiza turnês por todo o mundo. No show, o artista interpreta os seus sucessos ao lado do guitarrista brasileiro, Igor Prado. 

Na tarde de domingo, 29, às 16h, no Theatro Municipal, o público confere a Ópera Madama Butterfly (três atos). 

O encerramento da 42ª Semana Guiomar Novaes acontece às 20h30, na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline). O último show da programação é com o cantor Roberto Luna. 

Perto de completar 90 anos de idade, o paraibano de Serraria registra, ao longo da carreira, 60 discos gravados. Sucesso na época de ouro do rádio, Luna traz a São João uma seleção de clássicos do samba e bolero. 

O evento 
Instituído em 1977, o evento presta homenagem à pianista sanjoanense de renome internacional. A Semana Guiomar Novaes integra o calendário oficial de eventos de São João da Boa Vista. Do popular ao erudito, a programação conta com atrações para todas as faixas etárias em diferentes regiões da cidade. 

Homenageada
Guiomar Novaes nasceu em São João da Boa Vista em 1894. Considerada uma das melhores pianistas do mundo, a sanjoanense conquistou o primeiro lugar para estudar no Conservatório de Paris. 

Na Europa, participou de concertos em Paris, Londres, Genebra, Milão e Berlim.  Foi convidada pela Rainha Elizabeth II para ser uma das atrações da inauguração do “Queen Elizabeth Hall”, em 1967.

No Brasil, se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro e recebeu diversas condecorações e homenagens. A morte foi registrada em São Paulo, dia 7 de março de 1979. 

- Oferecimento -