sexta-feira, janeiro 22, 2021

Após homenagem, autora do hino de São João visita Teatro Cidade das Artes

Destaques

Em São João da Boa Vista homem é preso com revolver calibre 38

Nesta terça-feira (19), próximo ao cemitério de São João da Boa Vista uma Equipe de Força Tática, durante ação...

São João da Boa Vista está pronta para receber vacinas da Covid-19

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista informa que sua equipe está totalmente preparada,...

Vistoria avaliou alternativas para trecho da Ciclovia entre São João da Boa Vista e Águas da Prata

A concessionária ferroviária VLI realizou uma visita técnica no trecho da malha ferroviária entre São João da Boa Vista...
Rafael Arcuri
Rafael Arcurihttps://facebook.com/orafaelarcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2011. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.
- Publicidade -


Letra do hino foi composta na Escola Estadual Padre Josué Silveira de Mattos na década de 1970

Pela primeira vez, a letrista do hino de São João da Boa Vista, professora Lucila Martarello Astolpho, 89, entrou no Teatro Cidade das Artes para conhecer o moderno espaço público cultural, construído pela Prefeitura, com homenagem ao seu nome.

A visita especial ocorreu na tarde de segunda-feira, 22 de junho. Assim que chegou às instalações, acompanhada de sua neta, Beatriz Martarello, Lucila emocionou-se quando viu a placa de identificação do prédio.

“É uma emoção muito grande, um presente belíssimo e fico muito feliz. Não sei como o coração velhinho aqui aguenta, viu? ”, afirmou Lucila em tom descontraído.

A Cidade das Artes: Parque Urbano Municipal “Espaço Jovem Osmar Garcia, localiza-se à rua Santo Antonio, 632, bairro São Benedito. Na parte interna, a professora ficou encantada com as 206 poltronas instaladas numa estrutura de 559 m².

Espetáculos, shows, palestras são aguardados com certa ansiedade. No momento, em razão do isolamento social, eventos não podem ser realizados no teatro. Apenas dois shows online para comemorar o aniversário de 196 anos de São João foram programados pelos Departamentos de Cultura e Turismo.

“Infelizmente, estamos nessa fase de não poder ter público, mas eu acho que vamos superar essa fase, todo o mundo vai vencer a Covid, e nós vamos trazer bons espetáculos nesse teatro”, explica o diretor de Cultura, Hélio Corrêa da Fonseca Filho.

Para finalizar a visita, Lucila foi conduzida ao palco do teatro. Aproveitando o ilustre momento, no local ela recebeu convite para declamar a letra do hino de São João, obra de sua autoria composta no início da década de 1970, em parceria com Fábio de Carvalho Noronha (autor da música).

“Fico muito feliz quando ouço as crianças cantando nas escolas. O hino é exatamente tudo o que eu sinto por São João, transformado em palavras”, enfatiza.

Nascida em 17 de junho de 1931, filha de Jordano Martarello e Emma Gallo Martarello, Lucila, além de professora ocupou a função de encarregada no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira, e foi tomou posse da Academia de Letras em 1977.

Perceber o avanço da cidade é motivo de orgulho para a professora que está marcada na história do município tanto pela composição do hino quanto pela homenagem na Cidade das Artes.

“A cidade continua linda e com progresso grande porque tem pessoas capacitadas na sua direção. Tem o prefeito Vanderlei que é uma pessoa de muito valor. Na Câmara também tem pessoas trabalhadoras que gostam da de São João”, enaltece.

Composição do hino
Habilidosa com a escrita, Lucila Martarello Astolpho elaborou a letra do hino de São João de maneira rápida. A construção da poesia ocorreu em poucos minutos no ano de 1972, durante um intervalo de atividades na Escola Estadual Padre Josué Silveira de Mattos, bairro Vila Brasil, onde a professora ministrava aulas.

Lucila explica que a letra surgiu depois que o presidente da Academia de Letras da cidade, Octávio Pereira Leite (um dos fundadores), solicitou que a professora escrevesse um texto abordando aspectos de São João.

“Eu não sabia que seria o hino. Escrevi no intervalo de aulas lá no Padre Josué e pedi para uma amiga entregar para ele. Aí, nas férias de julho, fui para o Rio de Janeiro e nem sabia que tinha concurso. Ele [Octávio] que arrumou, pôs o texto no envelope e pediu para o Fabinho [Noronha] compor a música. Quando voltei, tive a grata surpresa de saber que havia ganho o concurso”, revela Lucila em tom de felicidade.

A música do hino foi composta pelo radialista Fábio Noronha, que também ocupou cadeira como membro da Academia de Letras.

“Eu era muito amiga da família, a Dilma, senhora dele, era minha costureira e eu ia muito lá. Eu gostava de ouvir as poesias do Fabinho, as músicas e nós nos dávamos muito bem”, pontua sobre a parceria.

Com letra e música produzidas, coube ao cantor “Nino Matofino” gravar a voz do hino de São João.

Hino
Em momento de amor infinito,
Foi que Deus com sublime emoção,
Do pedaço de um solo bendito,
Fez a nossa querida São João.

Com ternura moldou lindas serras
E, altaneiras, ao céu as ergueu.
Pôs o rio Jaguari sobre as terras
E, a sorrir, tudo isso nos deu.

“Oh! Terra encantada,
Por nós adorada,
De povo irmão
Na mesma cadência,
Vibra e palpita
Um só coração.”

Realçando as belezas criadas,
Fez o sol se esconder, majestoso,
Coroando as tardes caladas,
De um crepúsculo maravilhoso.

Sempre hospitaleiro e querido
O seu povo encanta e conquista
Um recanto do céu desprendido,
Eis, aí, São João da Boa Vista!

“Oh! Terra encantada,
Por nós adorada,
De povo irmão
Na mesma cadência,
Vibra e palpita
Um só coração.”

A cidade se desdobra e cresce
Numa linha triunfal, ascendente.
Testemunho de fé aparece
Na história fiel de sua gente.

O progresso de perto acompanha
Sua inteligência e saber…
É uma benção viver nesta terra
E uma Glória um dia aqui morrer.

“Oh! Terra encantada,
Por nós adorada,
De povo irmão
Na mesma cadência,
Vibra e palpita Um só coração.”

Letra: Lucila Martarello Astolpho
Música: Fábio Noronha

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Policial Militar sofre tentativa de homicídio durante ocorrência em São João da Boa Vista

Na tarde do dia 16 de janeiro (sábado), uma equipe foi direcionada ao bairro Nova São João, em uma...
- Publicidade -

Posts Relacionados

- Publicidade -