Águas da Prata registra o primeiro caso do ano de Dengue tipo 2

0
594

Prefeitura pede que população ajude no combate ao mosquito.

A Secretaria de Saúde de Águas da Prata informou que foi registrado, no último dia 17 de janeiro, o primeiro caso de Dengue tipo 2 na cidade. O paciente é um homem de 30 anos que mora na região do bairro Paiol e trabalha em São João da Boa Vista.

O paciente se apresentou no Pronto Socorro pratense reclamando de dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo e febre. Ele foi notificado e recebeu medicação para dor. O exame é rápido, feito na hora, mas só pode ser realizado nove dias depois da notificação. Constatado que o caso era positivo, o paciente foi orientado a usar repelente e tomar, pelo menos, quatro litros de água por dia.

Mais grave
A Dengue tipo 2 é considerada mais nociva que a tipo um pois sinaliza que a pessoa já teve a doença no primeiro estágio (Tipo 1) e, por tanto, está com as defesas ao vírus menos resistentes o que pode fazer com que o caso evolua para uma situação mais grave.

Combate intenso
A prefeitura de Águas da Prata pede às pessoas que sentirem esses sintomas (febre, dor pelo corpo, na cabeça, e no fundo dos olhos) que procurem a Unidade de atendimento central – Pronto Socorro.

É importante que o combate à proliferação do Aedes Aegypt (mosquito transmissor da dengue) seja intensificada, ainda mais neste período de chuvas.

A população pode colaborar não deixando acumular água parada em qualquer que seja o recipiente. A proliferação do mosquito é rápida.

A fêmea coloca ovos em vários locais no mesmo dia, justamente para aumentar as chances de sucesso das larvas. Todo o cuidado ainda é pouco.