A prefeitura contratou uma empresa de engenharia especializada para a elaboração de um projeto que contempla obras de melhoria no trecho urbano do Ribeirão da Prata. O ribeirão corta boa parte da cidade e nunca havia passado por um trabalho semelhante ao que se pretende.
O objetivo é a melhoria nas tubulações de água pluvial, que se mostram bem danificadas pelo tempo, além da construção de gabiões ou arrimos para a contenção de taludes (inclinação natural de terrenos) o que evita o desmoronamento e a erosão.
Além da conservação do ribeirão, o trabalho deve combater enchentes, o que é uma preocupação de décadas da população pratense, em especial, dos moradores que já foram atingidos.
O projeto está no início. Nesta sexta e sábado, 10 e 11, os técnicos começaram o levantamento de dados com aparelhos de última geração. Um drone sobrevoou a extensão do ribeirão e um GPS potente marcou a localização precisa de cada ponto que merece atenção especial.
A verba para o projeto vem do governo do estado graças à certificação de Águas da Prata pelo programa Município VERDEAZUL.