Águas da Prata combate Escorpiões e higieniza a cidade contra Dengue e Cornavírus

0
237
Oferecimento: Academia iFitiness

O trabalho de combate a escorpiões em Águas da Prata, que foi intensificado a partir do fim de 2019, vem surtindo efeito. O produto utilizado é o Bendiocarbe, recomendado pelo Ministério da Saúde.

A ação tem efeito duplo, uma vez que o produto mata as baratas (outra praga urbana) que é o principal alimento do escorpião. Além disso, o inseticida é indicado para o combate, carrapatos, mosquitos (inclusive o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela urbana) e outras pragas.

Juntamente com o Bendiocarbe, a prefeitura continua aplicando nas vias públicas e praças da cidade o hipoclorito, para o combate do mosquito da dengue e o coronavírus.

Os servidores passaram por um treinamento com especialista do Centro de Controle de Zoonozes de São João da Boa Vista visando o combate à proliferação de escorpiões.

O trabalho segue ostensivo e é importante a participação da população pratense no sentido de prevenir o aparecimento dos bichos.

PROLIFERAÇÃO
O aparecimento de escorpiões nas residências aumenta muito nessa época, não só em Águas da Prata, como em diversas regiões quentes e úmidas do país nesta época do ano, pois esses aracnídeos buscam abrigo e lugar seco saindo de seus esconderijos em busca de refúgio, e é exatamente neste momento que eles aparecem dentro das casas.

CUIDADOS
Algumas espécies de escorpiões têm expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença deles dentro de casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos como vedar frestas, vãos, buracos e ralos, usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada. Também é importante não acumular restos de materiais de construção, que podem servir como abrigo para esses animais.

BARATAS
Como o escorpião alimenta-se de baratas, é bom evitar o surgimento do inseto, principalmente, mantendo o ambiente bem limpo. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral também são os locais prediletos dos escorpiões. A contratação de uma empresa especializada para a dedetização dos quintais e paredes é a forma mais correta de evitar a presença dos aracnídeos.

ATITUDES
Algumas atitudes simples podem evitar os riscos de uma picada como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar podem ajudar a diminuir os riscos da picada, que causa muita dor. Se for de um escorpião amarelo, imediatamente a pessoa deve ser levada até um posto de saúde ou hospital para conter o veneno e iniciar o tratamento.