Aguaí tem Ações para Controle de Vetores

517
- Oferecimento -
- Oferecimento -

Vigilância Ambiental atua no controle do Aedes Aegypti

A Vigilância Ambiental/Controle de Vetores está atuando na cidade com ações que visam o controle do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho acontece após a notificação de suspeita de Arbovirores (Dengue, Chikungunya, Zika, Febre Amarela e outras). As ações já foram realizadas nos bairros: Parque Miguelito, Cidade Nova, Jardim Santa Úrsula, Vila Bom Gosto, Chácara Paula Cruz e Centro.

Como funciona

A pessoa que sente algum sintoma de arboviroses passa por atendimento médico e é preenchida uma ficha de notificação enviada à Vigilância Ambiental/Controle de Vetores. Ao receber a ficha os agentes se dirigem ao endereço do paciente para realizar três ações: Busca Ativa, Controle de Criadouros e Nebulização Portátil.

A Busca Ativa compreende na investigação com os demais moradores da casa e vizinhança para saber se alguém também sente sintomas de a de Arboviroses como febre, dores nos músculos, dores nas articulações, cefaléia, dor retroocular, exantema, náuseas, vômitos, diarreia, petequeias ou outras hemorragias.

O Controle de Criadouros tem objetivo reduzir a oferta de criadouros em área com confirmação ou suspeita de circulação viral, visando diminuir a geração de formas adultas do mosquito, de forma a conferir maior efetividade da atividade de nebulização.
A Nebulização Portátil consiste na técnica de aplicação de inseticida em imóveis situados em áreas com transmissão de arboviroses, por meio de geradores de  aerossóis portáteis, visando a eliminação de mosquitos infectados. Tem por objetivo reduzir a população de vetores em área de circulação viral, visando a interrupção ou diminuição da incidência de doenças transmitidas por vetores.

A equipe da Vigilância Ambiental vem atuando nessas ações e até o presente momento foram registrados: 517 imóveis atendidos na ação de Busca Ativa, 517 imóveis na Ação de Controle de Criadouros e 486 imóveis atendidos na Ação de Nebulização Portátil.

Veja aqui mais notícias sobre Aguaí.

Fonte: Prefeitura municipal de Aguaí – SP

- Oferecimento -