Abertura da 43ª Semana Guiomar Novaes acontece sexta-feira, na Cidade das Artes

0
275
Oferecimento: Academia iFitiness

Em razão da pandemia e do número reduzido de público no Theatro Municipal, toda programação será exibida, ao vivo, pela TV União

A cerimônia de abertura da 43ª Semana Guiomar Novaes acontece na noite desta sexta-feira, 23 de outubro, às 20h30, na Cidade das Artes: Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia, localizado à rua Santo Antonio, 632, bairro Santo Benedito (antiga Ceagesp).

Agendados para o Theatro Municipal (capacidade para 200 pessoas) e as Paróquias Catedral e Perpétuo Socorro, os eventos têm a entrada gratuita, porém, de formas reduzida e controlada em razão da pandemia do novo coronavírus.

Assim, para evitar aglomeração, todo o cronograma terá transmissão, ao vivo, pela TV União, em canal aberto (22.1), e redes sociais da emissora, além da plataforma #culturaemcasa, permitindo que população assista às atrações onde quiser.

A Semana Guiomar Novaes é realizada por meio de parceria entre governo de São Paulo (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), Prefeitura de São João e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), com apoio da Câmara Municipal e a Associação dos Amigos do Theatro (Amite).

Na Cidade das Artes, sexta, 23, a primeira noite destaca o lançamento das exposições da programação paralela. Uma delas é a “Reviver” – Pinturas e Esculturas -, do artista plástico José Marcondes, com a curadoria da professora Maria Célia Marcondes.

Outra novidade é a Tríade Paulista – Mostra Fotográfica das cidades de Aguaí, Águas da Prata e São João -, elaborada pelos fotógrafos Carlos Sgnoretti, Gustavo Guarnieri e Nilton Queiroz.

Os trabalhos ficam expostos até o dia 19 de novembro, com visitas permitidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para acessar o local é necessário o uso de máscara. Outra atração é a 1ª Mostra “São João, Cidade das Artes”, que está sendo organizada de forma online pelo artista plástico Agnaldo Manochio.

Programação

No sábado, 24, às 20h45, o Theatro Municipal recebe o espetáculo 3X3 em Danças, com a Cisne Negro Companhia de Dança. Apenas 200 pessoas (com máscara) poderão assistir à apresentação. A retirada do ingresso-controle, numerado por pessoa, será liberada a partir das 19h30, na bilheteria do Theatro.

Na manhã do dia 25, domingo, às 9h, o Coral Elohim tem exibição marcada para a Paróquia São João Batista (Catedral), com o número de visitantes estipulado pela igreja.

À noite, 18h, com permissão de 200 pessoas no Theatro Municipal, a programação traz a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, sob a regência do maestro Agenor Ribeiro Netto.

Segunda-feira, 26, é a vez do espetáculo II Guarany – Opera de Carlos Gomes – Recital canto e piano. A performance acontece na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 20h45, com o limite de espectadores definido pela igreja.

Concurso de Piano

O concurso de Piano, que já teve a primeira fase, está definido de 27 a 30 de outubro, sempre com início às 20h45, no Theatro Municipal. Ao todo, foram selecionados 20 pianistas, divididos nas categorias erudito e popular.

Concorrem no clássico os músicos Ariã Ai Yamanaka, Carlos Vogt, Emilly Alberto, Fernando Dias Gomes, Gabriel Lopes Brandão, Jordan Alexander, Leandro Isaac Motta, Lucas de Nichile Thomazinho, Lucas Santos Gonçalves e Vinícius Benalia Penteado.

Na categoria popular participam os pianistas Abraão Lincoln Soares, André Grella de Campos, André Repizo Marques, Daniel Grajew, Fabiano de Castro, Fábio Leandro, Lucas Bueno Dias, Marcelo Onofri, Rafael Montorfano Franco e Ramses Paraguassu.

A premiação está agendada para sexta-feira, 30, às 20h45. Na ocasião, os renomados pianistas Amilton Godoy (Zimbo Trio) e Juliana D’Agostini fazem uma apresentação especial.

A programação da Semana Guiomar Novaes termina no sábado, 31, às 20h45, com a exibição da Academia de Música da Osesp, no Theatro Municipal.

“Acredito que é uma programação ‘pés no chão’ não podemos fazer nada na praça [local aberto], ao ar livre, porque é um ano atípico. Estamos fazendo o evento em parceria com o governo estadual, APAA e TV União para não corrermos nenhum risco nesta pandemia. A Semana é um presente para São João”, afirma o diretor municipal de Cultura, Hélio Corrêa da Fonseca Filho.

Homenageada

A pianista Guiomar Novaes nasceu em São João da Boa Vista, em 1894. Definida pela crítica com uma das melhores pianistas do mundo, a sanjoanense participou de concertos na Europa com destaque para Londres, Paris, Genebra, Milão e Berlim. Foi convidada pela Rainha Elizabeth II para ser uma das atrações da inauguração do “Queen Elizabeth Hall”, em 1967.

No Brasil, se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro e recebeu diversas condecorações e homenagens. A morte foi registrada na capital paulista, dia 7 de março de 1979.

Desde 1977, dois anos antes de sua morte, começou a ser homenageada em São João com a realização da Semana Guiomar Novaes.